back

Sol em Câncer: É Tempo de sentir o Tempo

Avançamos em Junho, mês que introduz o signo de Câncer. Aqui, no hemisfério sul, também é quando se inicia o inverno, e, junto com ele, toda sua dose de existencialismo.

Um a cada quatro cancerianos que responderam a pesquisa do Peoplestrology, definiram o seu signo com a palavra sensibilidade. Achei propício aproveitar o momento astral para refletir: qual o tempo/espaço que existe em nossas vidas para sentir?

Câncer é o primeiro signo de Água — elemento intimamente relacionado à memória e às emoções. Além disso, toda vida se forma na água fundamental, uterina — o caldeirão da sensibilidade mais pura e misteriosa. Por causa disso, os nativos desse signo também são associados ao arquétipo da Mãe em suas formas essenciais.

Gisele Bundchen @ Vogue July 2018

Uma delas é a grande deusa-mãe, Gaia, cultuada como a provedora da vida, generosa, que tudo entrega sem esperar por nada. Nesse momento, todo o meu ceticismo se curva ao fato de que, Gisele Bundchen, musa e canceriana, performa uma comunicação social que é bastante voltada para a proteção dessa mãe-Terra. Seria ela uma enviada ou pura coincidência?

Outra manifestação possível é a “mãe nossa de cada dia” — aquela que oferece conforto quando nosso mundo cai, gosta de reunir a família, e entrega a segurança de ser aceito e amado em sua essência, tão importante para os nativos do signo. Quando convidados a comentar sobre a sua missão aqui na Terra, grande parte dos cancerianos usaram palavras como amar, nutrir, cuidar e acolher os outros. Empatia e afeto parecem o forte dessa turma.

Obviamente, toda essa herança maternal também pode carregar uma sombra. Câncer é apontado como dramático, carente e, em alguns casos, até manipulador. Isso porque prefere se relacionar no território das emoções, onde, cá entre nós, é mais fácil perder a linha. Então, fica o apelo não apenas aos cancerianos, mas a qualquer pessoa que gosta de se entregar aos sentimentos: se quer doar, não fique cobrando depois. Desapego é bom e, até onde eu sei, saudável e acessível para todo o Zodíaco.

Câncer é um signo regido pela Lua. Por isso, os nativos podem perceber com mais intensidade as trocas de fases e transformações características do nosso satélite natural. Oscilações de humor, altos e baixos de energia vital, movimento pendular entre alegria e tristeza são apenas o dia a dia dos cancerianos. Seres lunares, também adquirem uma espécie de visão noturna, e são fortemente orientados pela intuição.

Olafur Eliasson — Your Lost Outside

Por estarem associados às águas e à Lua, não poderiam deixar de ser complexos e profundos. Instáveis e melancólicos, também carregam o rótulo de “sofredores”. Daqui de minha parte, acredito que todo mundo sofre, só que os caranguejos conseguem aceitar o fato e não tem receio de compartilhar suas lágrimas.

E aqui está a grande lição que Câncer vem nos ensinar, caso tenhamos coragem de acolher essa entrega. Os sentimentos são subversivos por natureza. Eles não acatam ordens, não aceitam regras, por mais poderosa que seja a nossa mente racional. Num mundo onde até a liberdade e o prazer pessoal são limitados pelo tempo da produtividade, ser tomado por uma emoção estranha numa terça-feira à tarde, pode ser perturbador.

Cada sentimento é uma onda. Começa uma pequena agitação, marola, e vai crescendo. Sobe em direção à superfície, bate com força nos rochedos da costa e vira espuma na areia da praia. Depois, recua. Mas para onde ela volta?

É possível medir o tamanho da onda antes que ela se forme? Todas elas são iguais? Nossas limitações humanas não permitem tal controle, e é aí que os sentimentos se tornam transgressores. Nos colocam à deriva, nau entregue a um vai e vem contínuo de sei lá o quê.

Dizem que as emoções atrapalham a vida prática. Só que, se existe algo do qual não conseguimos escapar, e que nos une como iguais numa pureza quase elementar, são esses movimentos internos, sutis.

Nesse momento, podemos ficar assombrados, aflitos. Perdidos numa imensa solidão. Mas lá na beira da praia, o caranguejo reconhece e aceita o ritmo. “Despacito”, de ladinho, ele baila.

 

* Lena Maciel

Roteirista com ascendente em Câncer. Mantém o tudodepapel.tumblr.com transcrevendo textos que originalmente são escritos em seu caderno de sonhos. Também pode ser encontrada em lenamaciel.com